terça-feira, 10 de agosto de 2021

PRÁTICA PH DO SOLO

Prática sobre PH do solo- Usando repolho roxo 
Mas o que sabemos sobre PH do Solo ? 


    Os microrganismo e os vegetais são sensíveis aos seus ambientes químicos. Há muito tempo se concede grande atenção à reação do solo e aos seus fatores associados( BRady 1989). A acidez ou PH do solo é comum naquelas regiões onde a precipitação é suficiente para lixiviar quantidades significativas de bases permutáveis. 


    pH do solo é uma escala de medição da acidez e alcalinidade do solo. Essa unidade de medida é utilizada para controlar as condições do solo e pode variar de 0 (muito ácido) a 14 (muito alcalino), sendo o pH 7 o valor neutro. A alteração do pH pode prejudicar a sobrevivência de plantas nativas, mas também pode ajudar na produção agrícola.


    Partindo dessas definições e reforçando que possuímos um vídeo só sobre PH do solo, vamos produzir uma prática? Essa prática, simples que pode ser realizada em casa, é uma forma dinâmica de trabalhar os conceitos de PH do solo e compreender a acidez e basicidade de determinados solos. O conteúdo é referente aos alunos do Ensino Médio, mas pode ser trabalhado com o Ensino Fundamental. 


OBJETIVOS * Determinar o pH do solo em diferentes amostras; * Observar pH ácidos, básicos e neutro;

MATERIAIS : Para o preparo do indicador de repolho roxo: * Folhas de repolho roxo; * Faca de cozinha; * Água de torneira; * Fonte de calor * Panela; * Peneira pequena; * Garrafa plástica (água mineral) vazia. 

Para o preparo da escala e determinação do pH do solo: * Vinagre de álcool incolor; * Fermento em pó químico; * Sabão em pó; * Água sanitária; * Produto de limpeza (tipo Veja ou Ájax) * Leite;  Água com sabonete; * Água de torneira; * Copinhos descartáveis de 200 mL ou copos de vidro; * Colher de chá; * Colher de sopa; * Funil; * Filtro de café (pequeno). * Amostra de solo com muita matéria orgânica (bem escura); * Amostra de solo adubado ou com calcário; * Amostra de solo qualquer (do quintal, de parques ou praças ou da escola); * Panela pequena e velha; * Fonte de calor.

 PROCEDIMENTOS: PREPARO DO INDICADOR DE REPOLHO ROXO 1. Pegar duas ou três folhas de repolho roxo e cortar com a faca de cozinha (as mais externas); 2. Colocar essas folhas em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo; 3. Deixar ferver por alguns minutos (2 ou 3) e desligar; 4. Deixar esfriar completamente; 5. Retirar as folhar cozidas manualmente e com o auxílio da peneira; 6. Guardar o líquido do repolho cozido na garrafa plástica; 7. Conservar em geladeira.

PREPARO DA ESCALA DE PH: Pegar 20 mL de vinagre com o auxílio da seringa de 20 mL e colocar em um copo; Coletar 5 mL do indicador de repolho roxo com o auxílio da seringa de 5 mL e misturar com o vinagre. Observar e anotar a cor formada; Pegar 100 mL de água com o copo medida e colocar em um outro copo. Misturar com 5 mL de indicador coletado com o auxílio da seringa de 5 mL. Observar e anotar a cor formada; Realizar esse procedimento com os demais materiais citados acima. 

DETERMINAÇÃO DO PH DO SOLO: 1. Ferver 2 colheres de sopa de amostra de solo com mais matéria orgânica com 200 mL de água em uma panela velha. Deixar ferver por alguns minutos. Desligar e deixar esfriar por 5 ou 10 minutos. Coar com o auxílio do funil e do filtro de café (sugere-se utilizar duplo) em um outro copo; Caso a solução fique muito escura e turva, filtrar novamente até que se torne clara; 2. Quando a solução estiver completamente fria, misturar com 5 mL do indicador coletado com o auxílio da seringa de 5 mL. Observar e anotar a cor formada. 3. Repetir o mesmo procedimento para outras amostras de solo.

    É interessante trazer perguntas, instigar os alunos a sugerirem quais cores serão formadas, elaborarem um quadro com as possibilidades e descobertas. 

    O vídeo abaixo é a prática realizada na integra, se interessou ? Bora realizar com seus alunos e dentro de suas atividades. 



Referências Bibliográficas

1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10152/ph_do_solo.pdf

2. https://www.ecycle.com.br/ph-do-solo/

3. www.manualdaquimica.com

4. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/solo_escola/experimentotecasolos7.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE FAZER COM O CHORUME PRODUZIDO NA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA?

Acompanhe nosso vídeo mais mais informações!