PUBLICO ALVO: Alunos a partir do terceiro ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Esse projeto de extensão visa promover o planejamento, elaboração e execução de atividades didáticas de caráter prático e experimental a serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Solos e Meio Ambiente no Ensino Fundamental da Educação Básica conforme a BNCC. Com a pandemia, surgiu a ideia de criar um blog para compartilhar os conhecimentos produzidos no projeto e contribuir com vídeos e publicações que possam ajudar os professores nesse momento de atividades remotas.
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
VOCÊ SABE COMO A GOTA DE CHUVA AFETA O SOLO ?
O inicio do processo de erosão é causado inicialmente pelos impactos da gota de chuva no solo.
Mas primeiramente o que é a EROSÃO:
Caracteriza-se por erosão o fenômeno de soltura e arraste rápido das partículas do solo, devido a ação da água e dos ventos. Existindo dois tipos de erosões: A erosão hídrica, que ocorre pela ação das águas, no Brasil, vai possui mais importância que a erosão eólica, causada pelos ventos. A colisão da gota de chuva direto com o solo, é a primeira etapa da erosão, responsável por causar o desprendimento de partículas de solo que se encontravam associadas. Esse primeiro processo acaba originando a desintegração do solo, ocorrendo apenas se o solo encontrar-se desprotegido.
Isso pode ser facilmente visualizado na pratica a seguir:
OBJETIVOS DA PRÁTICA:
a) Demonstrar o início da erosão hídrica do solo causada pelo impacto da gota de chuva;
b) Discutir fatores que causam a erosão hídrica do solo;
c) Discutir os efeitos da erosão hídrica;
d) Discutir sobre os problemas ambientais causadas pela erosão hídrica.
PUBLICO ALVO: Alunos a partir do terceiro ano do ensino fundamental e do ensino médio.
MATERIAIS:
a) 2 garrafas plásticas (PET) de 2 L;
b) 1 garrafa plástica (PET) de 500 mL;
c) Aproximadamente 2 kg de solo;
d) Um tufo de grama de jardim com solo aproximadamente do mesmo diâmetro da garrafa PET. Pode-se utilizar uma faca firme ou uma pá de jardinagem para cortar o tufo de grama. A retirada do tufo de grama deve ser feito por adulto, pois envolve o uso de ferramenta cortante;
e) 2 folhas de papel sulfite de cor branca;
f) Fita adesiva transparente larga;
g) Tesoura.
PROCEDIMENTOS:
1) Com a tesoura cortar as duas garrafas PET de 2 L, preservando a parte de baixo das mesmas. Esta etapa deve ser realizada por um adulto, pois envolve o uso de instrumento cortante;
2) Em uma das garrafas PET de 2 L cortadas colocar apenas solo até a borda da mesma;
3) Na outra garrafa PET de 2 L cortada colocar solo e o tufo de grama na superfície, encaixando o mesmo perfeitamente. Se necessário ajustar o tamanho da grama com uma faca;
4) Envolver as garrafas com o papel sulfite, fixando com fita adesiva transparente;
5) Encher a garrafa PET 500 mL com água. Esta garrafa servirá para similar a chuva no solo;
6) A garrafa PET de 500 mL, cheia de água, deve ser inclinada na horizontal e aberta a tampa parcialmente, para simular gotas de chuva, e deve ser mantida uma altura de no mínimo 1,0 m entre a garrafa com água e as garrafas com solo. Quanto mais alto estiver a garrafa que simula a chuva, melhor será o resultado do experimento;
7) Primeiro simule a chuva sobre o solo coberto com grama, e depois sobre o solo descoberto;
8) Registrar se houve deposição de partículas na folha sulfite, evidenciando o efeito do impacto da gota de chuva no solo coberto e descoberto.
Algumas sugestões de variação neste experimento, sendo que podem haver outras:
a) Alterar a altura que pinga a água;
b) Alterar a quantidade de água adicionada (para mais e para menos);
c) Adicionar a mesma quantidade de água, porém mais lentamente (como uma garoa) e rapidamente (como uma tromba d’água);
d) Variar a proporção de solo coberto nas garrafas com grama e resíduo vegetal.
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1993. 352 p.
BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. Cap. 14. Erosão do solo e seu controle. p. 551-590.
CASSOL, E. A.; LIMA, V. S. Erosão entre sulcos sobre diferentes tipos de preparo e manejo do solo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 1, p. 117-124, jan. 2003.
LIMA, R. M. Experimentos na educação em solos. Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, Curitiba, v1, p. 132-138, 2020.
terça-feira, 10 de agosto de 2021
PRÁTICA PH DO SOLO
Prática sobre PH do solo- Usando repolho roxo
Mas o que sabemos sobre PH do Solo ?
Os microrganismo e os vegetais são sensíveis aos seus ambientes químicos. Há muito tempo se concede grande atenção à reação do solo e aos seus fatores associados( BRady 1989). A acidez ou PH do solo é comum naquelas regiões onde a precipitação é suficiente para lixiviar quantidades significativas de bases permutáveis.
O pH do solo é uma escala de medição da acidez e alcalinidade do solo. Essa unidade de medida é utilizada para controlar as condições do solo e pode variar de 0 (muito ácido) a 14 (muito alcalino), sendo o pH 7 o valor neutro. A alteração do pH pode prejudicar a sobrevivência de plantas nativas, mas também pode ajudar na produção agrícola.
Partindo dessas definições e reforçando que possuímos um vídeo só sobre PH do solo, vamos produzir uma prática? Essa prática, simples que pode ser realizada em casa, é uma forma dinâmica de trabalhar os conceitos de PH do solo e compreender a acidez e basicidade de determinados solos. O conteúdo é referente aos alunos do Ensino Médio, mas pode ser trabalhado com o Ensino Fundamental.
OBJETIVOS * Determinar o pH do solo em diferentes amostras; * Observar pH ácidos, básicos e neutro;
MATERIAIS : Para o preparo do indicador de repolho roxo: * Folhas de repolho roxo; * Faca de cozinha; * Água de torneira; * Fonte de calor * Panela; * Peneira pequena; * Garrafa plástica (água mineral) vazia.
Para o preparo da escala e determinação do pH do solo: * Vinagre de álcool incolor; * Fermento em pó químico; * Sabão em pó; * Água sanitária; * Produto de limpeza (tipo Veja ou Ájax) * Leite; Água com sabonete; * Água de torneira; * Copinhos descartáveis de 200 mL ou copos de vidro; * Colher de chá; * Colher de sopa; * Funil; * Filtro de café (pequeno). * Amostra de solo com muita matéria orgânica (bem escura); * Amostra de solo adubado ou com calcário; * Amostra de solo qualquer (do quintal, de parques ou praças ou da escola); * Panela pequena e velha; * Fonte de calor.
PROCEDIMENTOS: PREPARO DO INDICADOR DE REPOLHO ROXO 1. Pegar duas ou três folhas de repolho roxo e cortar com a faca de cozinha (as mais externas); 2. Colocar essas folhas em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo; 3. Deixar ferver por alguns minutos (2 ou 3) e desligar; 4. Deixar esfriar completamente; 5. Retirar as folhar cozidas manualmente e com o auxílio da peneira; 6. Guardar o líquido do repolho cozido na garrafa plástica; 7. Conservar em geladeira.
PREPARO DA ESCALA DE PH: Pegar 20 mL de vinagre com o auxílio da seringa de 20 mL e colocar em um copo; Coletar 5 mL do indicador de repolho roxo com o auxílio da seringa de 5 mL e misturar com o vinagre. Observar e anotar a cor formada; Pegar 100 mL de água com o copo medida e colocar em um outro copo. Misturar com 5 mL de indicador coletado com o auxílio da seringa de 5 mL. Observar e anotar a cor formada; Realizar esse procedimento com os demais materiais citados acima.
DETERMINAÇÃO DO PH DO SOLO: 1. Ferver 2 colheres de sopa de amostra de solo com mais matéria orgânica com 200 mL de água em uma panela velha. Deixar ferver por alguns minutos. Desligar e deixar esfriar por 5 ou 10 minutos. Coar com o auxílio do funil e do filtro de café (sugere-se utilizar duplo) em um outro copo; Caso a solução fique muito escura e turva, filtrar novamente até que se torne clara; 2. Quando a solução estiver completamente fria, misturar com 5 mL do indicador coletado com o auxílio da seringa de 5 mL. Observar e anotar a cor formada. 3. Repetir o mesmo procedimento para outras amostras de solo.
É interessante trazer perguntas, instigar os alunos a sugerirem quais cores serão formadas, elaborarem um quadro com as possibilidades e descobertas.
O vídeo abaixo é a prática realizada na integra, se interessou ? Bora realizar com seus alunos e dentro de suas atividades.
Referências Bibliográficas
1. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10152/ph_do_solo.pdf
2. https://www.ecycle.com.br/ph-do-solo/
3. www.manualdaquimica.com
4. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/solo_escola/experimentotecasolos7.pdf
O QUE FAZER COM O CHORUME PRODUZIDO NA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA?
Acompanhe nosso vídeo mais mais informações!
-
EFEITO ESTUFA O efeito estufa é um processo natural do planeta Terra, que é essencial para a existência e desenvolvimento da vida terres...
-
Permeabilidade do solo O Vídeo pode ser utilizado como material de apoio em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, dentro dos objetivos ...
-
O inicio do processo de erosão é causado inicialmente pelos impactos da gota de chuva no solo. Mas primeiramente o que é a EROSÃO: Caracter...